“ME SENTI COMO SE ESTIVESSE SÓ NO MUNDO”:

A iniciativa pioneira Tikkun Olam da ADI expõe dezenas de milhares de estudantes israelenses a pessoas com deficiências e aos conceitos e princípios de acessibilidade. O programa educacional nacional, em conjunto com o Ministério da Educação, transmite a importância da aceitação e inclusão por meio de palestras, workshops e oportunidades práticas de voluntariado.

Entrando em ação com o início do novo ano letivo, os programas Tikkun Olam foram direcionados a alunos de todas as idades.

Alunos da nona série da Merhavim High School juntaram-se aos 80 funcionários com deficiência no ADI Ofakim Vocational Center Beit HaYozter, trabalhando lado a lado para embalar etrogs para o próximo feriado de Sucot. Os alunos também participaram de oficinas de arte e agricultura, aprendendo em primeira mão sobre as atividades de reabilitação do centro de Negev.

No norte, alunos da primeira e segunda séries da Yokneam Elementary School of Arts foram expostos a desafios enfrentados por pessoas com deficiência por meio de atividades lúdicas durante as quais vários apetrechos, como luvas enormes, vendas e protetores de ouvido, simulavam deficiências físicas.

Em grupos de discussão pós-atividade, as crianças expressaram seus sentimentos, colocando em palavras apropriadamente como se sentiam quando as habilidades sensoriais eram restritas.

“Com fones de ouvido para limitar minha audição, me senti como se estivesse sozinho no mundo”, disse Manur.

Com olhos e ouvidos tapados, Olivia comentou que “me senti estranha. . . Eu não sabia onde ir. Eu dei passos muito pequenos”. Naama disse que sentiu “que não há som no mundo” e Shira comentou que “mesmo estando do lado de fora no quintal, eu me senti como se estivesse em um lugar fechado e isolado”.

O objetivo de toda instituição educacional é educar a próxima geração. O programa Tikkun Olam da ADI acredita que ao educar as crianças desde a mais tenra idade para aceitação e inclusão, estamos abrindo caminho para uma sociedade melhor, mais compreensiva e mais receptiva para todos.

Nós precisamos de seu apoio!

Ao doar para a ADI Israel, VOCÊ nos ajudará a atingir nossa meta de capacitar cada criança, independentemente da gravidade da deficiência.